Sobre o Nepa

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação - NEPA, foi criado em 1983, a partir de uma proposta empreendida pela reitoria de incentivar pesquisas de cunho interdisciplinar dentro da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Situado na área da Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA / Unicamp, o NEPA foi formado com a colaboração de professores e pesquisadores, bolsistas e contratados, de várias faculdades, institutos da universidade, ligados às áreas de economia, educação, saúde, matemática, estatística, engenharia agrícola, nutrição e engenharia de alimentos.

A colaboração desse grupo de profissionais vem permitindo o desenvolvimento de pesquisas de relevante impacto científica e social, visando equacionar os problemas de alimentação e a segurança dos alimentos no país. Dada a relevância do tema e a seriedade do trabalho empreendido pela equipe, o NEPA conquistou apoio de importantes parceiros externos.


Objetivos
Missão
O NEPA atua no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de produção e distribuição de alimentos, nutrição, economia segurança nutricional, educação nutricional, assessoria técnica e políticas públicas voltadas à alimentação. Seu intuito é obter conhecimentos e tecnologias relevantes para o diagnóstico e aprimoramento da Segurança Alimentar e nutricional que possam subsidiar direta ou indiretamente a atuação de órgãos públicos. Assim, o Núcleo tem prestado assessoria e trabalhado em cooperação com diferentes órgãos governamentais, como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, o Ministério da Saúde, o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, o Programa Fome Zero e diversas prefeituras. E ainda com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO.

Desenvolver pesquisas multidisciplinares no âmbito de segurança alimentar que possam servir de subsídio a órgãos públicos federais, estaduais e municipais

Prestar assessoria, promover e colaborar em cursos relacionados à segurança e seguridade alimentar

Atuar em colaboração e parceria com Institutos e/ou Faculdades afins da UNICAMP e de outras Universidades e Instituições da sociedade em geral.

Voltar