Segurança Alimentar

Gastos do Brasil com diabetes podem dobrar na próxima década, diz estudo britânico

País deve enfrentar um dos maiores fardos do mundo com a doença, que avança globalmente; para pesquisadora, impostos e mudanças políticas são cruciais para mudar isso.

28 de março de 2018

Gastos do Brasil com diabetes podem dobrar na próxima década se políticas públicas para enfrentar tal aumento, como sobretaxação de alimentos não saudáveis, restrição de publicidade não forem implementadas.

Autores do estudo dizem que o avanço da diabetes está ligado ao aumento das taxas de obesidade da população – segundo dados de 2016 do Ministério da Saúde, 20 em cada 100 brasileiros sofrem de obesidade. E isso está intimamente ligado ao consumo excessivo de comida pouco saudável, como fast-food e alimentos ultraprocessados – bolachas, refrigerantes, salgadinhos e similares –, a despeito da crescente conscientização acerca do que é uma alimentação saudável. 


"É preciso haver impostos mais severos sobre comidas não saudáveis e restrições à sua publicidade, sobretudo as que forem voltadas às crianças, que são mais suscetíveis", defende a autora do estudo. 

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/gastos-do-brasil-com-diabetes-podem-dobrar-na-proxima-decada-diz-estudo-britanico.ghtml

Voltar