Desmitificando o suco industrializado

O que é verdade sobre os sucos industrializados.

13 de junho de 2018

Suco industrializado é tudo igual?

Você sabia que nem todo suco industrializado é cheio de açúcar e conservantes? Muitos brasileiros acham que a industrialização de sucos é sinônimo de produto com pouca fruta, muito açúcar e aditivos, mas isso não é verdade. Alguns sucos contém apenas laranja enquanto outros produtos, como os refrescos, podem conter uma quantidade muito pequena de laranja.

A falta de conhecimento sobre o assunto leva muitos consumidores a escolherem "qualquer suco" no momento da compra, por acharem que todo suco industrializado é igual, conforme resultados obtidos em uma pesquisa realizada em parceria entre o NEPA e o CEFET/ RJ. Neste trabalho foram coletadas respostas de aproximadamente 4500 consumidores brasileiros sobre a percepção de diferentes processamentos de suco de laranja entre agosto de 2017 e março de 2018.

A partir destas respostas, foram levantados os principais equívocos que os  consumidores brasileiros têm sobre sucos industrializados e, a partir deles, foi elaborado um material informativo e de qualidade no formato de *flyers* para facilitar a diferenciação dos sucos pelos consumidores comuns, permitindo que os mesmos façam escolhas cada vez mais conscientes.

O material preparado será lançado em 3 blocos, sendo que o primeiro compara a percepção dos consumidores sobre os diferentes sucos e o que eles realmente são, o segundo compara as variedades de sucos de caixinha e o terceiro compara os tipos de suco entre sim, em função dos ingredientes, características de processamento, retenção de vitaminas e forma de
estocagem. Abaixo, segue o primeiro bloco de *flyers.