Comunicado

Prêmio CAPES de Tese 2018

Prêmio CAPES seleciona melhores teses defendidas em 2017

03 de outubro de 2018

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento.

Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright.

Por fim, há a entrega do Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

Dois estudos realizados por colaboradores do NEPA foram contemplados: “As várias dimensões da pobreza”, que aponta que o Brasil reduziu a pobreza monetária, mas ainda tem o desafio de fazer o mesmo com a pobreza multidimensional, sob orientação do Prof.Dr. Walter  Belik,  e “Efeito do processamento de alta pressão isostática em enzimas coagulantes do leite” que visou otimizar as condições de processamento por Alta Pressão Isostática (API) para maximizar a atividade de coagulação do leite (ACL) de cinco coagulantes (protease obtida do Rhizomucor miehei, coalho de vitelo, quimosina recombinante, coalho de bovino e pepsina suína),sob orientação do Prof.Dr. Marcelo Cristianini.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro de 2018, no Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados - ASCADE, às 17 horas.

Maiores informações no link abaixo.

Fonte: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9091-premio-capes-seleciona-melhores-teses-defendidas-em-2017

Voltar