Notícias

Coordenadora e pesquisadoras do Sistema COCEN são contempladas no edital PROEC-PEX

Projetos de extensão envolvem artistas refugiados, arqueologia no DOI-Codi e educação nutricional em "pântanos alimentares"

Ana Carolina Maciel (coordenadora da COCEN); Camila Borges (pesquisadora colaboradora do NEPA); e Aline Borges (pesquisadora do Nepam)

A coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, e as pesquisadoras Camila Borges (Nepa) e Aline Vieira (Nepam), foram contempladas no 5º Edital ProEC – PEX 2023.

O edital tem objetivo de fomentar projetos e programas de extensão coordenados por docentes e pesquisadores da Unicamp com início a partir de 2024.

Ana Carolina Maciel foi contemplada com o programa Rede ArteRefúgio – Processamento curatorial e difusão de produções artístico-culturais de pessoas migrantes e deslocadas no Brasil.

O programa terá foco em indivíduos originários de países do Sul Global em situação de deslocamento forçado, com especial atenção para artistas visuais em início de carreira, e resultará na criação de uma plataforma digital de livre acesso, além de uma exposição sobre a temática das migrações no campo das artes visuais.

Desenvolvido no contexto do grupo de pesquisa CAPES/CNPq Trajetórias sem Fronteiras: Cinemas do Refúgio Contemporâneo, o programa conta com a parceria da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR/UNICAMP – que é presidida por Ana Carolina Maciel.

Registros da participação do GP CineRe Sem Fronteiras no Cineclube FGV (2023)

Em agosto do ano passado, Aline Vieira integrou uma equipe de pesquisadoras que conduziu práticas arqueológicas no antigo prédio do DOI-Codi em São Paulo, com objetivo de compreender – independente de questões partidárias – os mecanismos de repressão e resistência na época da ditadura militar, bem como a composição de narrativas sobre o tempo e espaço nos quais o prédio estava inserido.

Como extensão dessa pesquisa, o projeto Arqueologias e o antigo prédio do DOI-CODI em SP: vamos pensar juntos? vai oferecer um curso de 14 dias para alunos de graduação e pós-graduação acerca dos processos de limpeza e processamento dos materiais arqueológicos, no Laboratório de Arqueologia Pública (LAP) da Unicamp.

O escopo do projeto também prevê a realização de uma exposição fixa no LAP e uma exposição itinerante, ambas sobre o contexto histórico, a pesquisa e os materiais encontrados no DOI-Codi.

Parte dos 300 objetos analisados pela Unicamp encontrados no antigo prédio do DOI-Codi. Foto: Hebe Rios.

A pesquisadora colaboradora do NEPA, Camila Aparecida Borges, obteve aprovação com o projeto Como empoderar os adolescentes para escolhas alimentares mais saudáveis e qual o papel da rotulagem de alimentos nesse processo.

O objetivo é construir, em conjunto com escolas da rede pública de ensino municipal localizadas em regiões consideradas “pântanos alimentares” de Campinas, atividades de educação alimentar e nutricional, promovendo a compreensão da rotulagem de alimentos e o conhecimento sobre as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

A expressão “pântanos alimentares” se refere a locais onde a exposição facilitada a alimentos não saudáveis (como, por exemplo, ultraprocessados) é preponderante. Espera-se que o projeto envolva a comunidade escolar, a sociedade civil e a universidade no processo de superação dos obstáculos enfrentados para atingir hábitos alimentares saudáveis.